A Varicela, ou a popular catapora, é causada pelo vírus Varicela Zoster. A doença atinge, principalmente, crianças entre 5 e 9 anos e, raramente, bebês até um ano de vida e adolescentes. O maior número de casos é registrado na estação das flores, a primavera.

A catapora provoca febre e, 24 horas depois, feridas, precedidas de pequenas bolhas chamadas Vesículas, com líquido claro dentro e área avermelhada em volta, que se localizam inicialmente no tronco, depois no pescoço, rosto e couro cabeludo, pouco nos braços e nas pernas. As bolhas secam, formam crostas, surgem novas e demoram cerca de uma semana para secarem completamente.

A catapora é transmitida quando todas as feridas ainda não estão cicatrizadas, sendo contagiosa por uma semana após seu começo. Como fica incubada entre 14 e 21 dias, as pessoas têm falsa impressão de que foi transmitida na fase em que as feridas já estavam secas.

Em geral, é uma doença benigna que causa desconforto, principalmente, porque as Vesículas coçam…coçam muito. Às vezes, podem ocorrer complicações, sendo a mais frequente a infecção no local das bolhas, podendo ser grave.

O tratamento consiste em tomar medicamentos que aliviam o desconforto e, em casos graves, principalmente adolescentes, antivirais. Quero destacar que o ácido acetilsalicílico, encontrado no AAS e na ASPIRINA, é CONTRAINDICADO.

Atualmente, existe vacina que previne a doença. A criança que teve contato com alguém com a doença pode tomar a vacina para se proteger até três dias após o primeiro contato. Nesse caso, a vacina evita a doença ou a ameniza. Quem já contraiu a doença está imune e, portanto, não pega novamente.