Se minha formação clínica foi no Hospital das Clínicas da FMUSP, minha formação científica e de docente devo à Clínica Infantil do Ipiranga (CII) e particularmente ao Dr. Augusto Gomes de Mattos (Diretor Clínico) e à Dra. Maria Aparecida S. Zacchi (Chefe de Clínica).

Na CII, comecei uma linha de pesquisa sobre diarreia aguda e desidratação, problema que constituía a principal causa de morte das crianças brasileiras até 1 ano de idade. Com a colaboração do bacteriologista Prof. Dr. Luiz Rachid Trabulsi (FMUSP), realizamos pesquisas de nível muito adiantado para a época (1962-1991) e cá entre nós, adiantadas até para os dias de hoje.

Vários dos trabalhos na CII foram premiados, incluindo Prêmio Margarido Filho – APM, de 1968, e ainda serviram de base para minha tese de doutoramento (FMUSP-1969) e aula para Livre Docência em Pediatria Clínica (EPM-1974).

Devido às pesquisas desenvolvidas, fui convidado a proferir palestras em todo o Brasil. Além disso, fui professor titular de Pediatria (departamento que fui convidado a criar) da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Fundação Lusíada, hoje UNILUS), na qual desenvolvemos trabalhos pioneiros na humanização da Pediatria, incluindo Alojamento Conjunto Mãe-filho na maternidade, mãe participante na enfermaria e promoção do Aleitamento Materno, o que nos valeu o título nacional de “Hospital Amigo da Criança”.

Realizamos trabalhos inéditos e premiados, como “Curvas de Crescimento de Lactentes em Aleitamento Materno Exclusivo”, que ganhou o Prêmio Zezinho Amigo do Peito, Fortaleza, 1985. E em 1987, lançamos a “Cartilha de Amamentação”.

Com a experiência adquirida no cuidado a crianças e famílias de todos os extratos sociais, aliada ao estudo permanente, ao ensino de estudantes e médicos, e a certo dom natural quanto à didática, publiquei dois livros que se tornaram referência na Pediatria ainda nos dias de hoje. São eles: “Pediatria: Diagnóstico + Tratamento” e “Pediatria: Urgências + Emergências”.

Também fui autor do primeiro livro digital para médicos, o “Manual da Nova Consulta Pediátrica” e do “Pediatra In”, uma revista, inicialmente impressa e depois digital, bimensal, para profissionais da saúde, principalmente, aqueles ligados à Pediatria.